Instalador de Instalações de Gás e de Redes e Ramais de Distribuição de Gás - Atualização (50h)
Set 18
Detalhes
Objectivos
Com a entrada em vigor da Lei 15/2015, de 16 Fev. foram alterados os requisitos de acesso e exercício da atividade das Entidades Instaladoras de Gás e respetivo Quadro de Pessoal Técnico.

O Quadro de Pessoal Técnico das entidades instaladoras de gás passa a ter de frequentar ações de formação contínua de atualização cientifica e técnica, com uma periodicidade mínima de 5 anos, em entidade formadora certificada pela DGEG, como é o caso de ISQ.

Nesse sentido o ISQ tem previstos vários cursos de atualização, em função das Licenças de Gás a renovar, nomeadamente: Técnico de Gás; Instalador de Redes; Soldador de Cobre e PE; Mecânico de Aparelhos a Gás.

O presente curso visa a atualização de conhecimentos dos detentores de licenças de Instalador de Redes de Gás ou de Soldador de Cobre e Polietileno, dotando-os dos conhecimentos e capacidades técnicas necessárias à realização de todas as operações como Instalador de Instalações de Gás e de Redes e Ramais de Distribuição de Gás.
Destinatários

Técnicos detentores das Licenças de Instalador de Redes de Gás ou Soldador de Cobre e Polietileno, válida, emitidas pelo ISQ ou por outro qualquer organismo de formação, que necessitam de formação de atualização de competências para a sua renovação.
Contéudos programáticos
UFCD1 - Conceitos Básicos - atualização
UFCD4 - Soldadura de Cobre e PE - atualização
UFCD5 - Tecnologia das Redes de Gás – Tipologias, equipamentos e acessórios - atualização
UFCD6 - Tecnologia das Redes de Gás – Instalação e conservação- atualização

Obs: Aguarda-se a publicação da portaria prevista na alínea b) do nº 1 do artigo 40º da lei 15/2015, que entre outros aspetos vem definir os conteúdos e cargas horárias necessárias para a atualização das respetivas qualificações profissionais. No entretanto, através da frequência com aproveitamento do presente programa formativo poderá solicitar à DGEG permissão para continuar a exercer a atividade.
Assim que publicada a referida portaria e caso venha a definir mais horas de formação de atualização o ISQ compromete-se a disponibilizar a oferta formativa complementar, nas condições habituais do catálogo de formação.


VALIDADES - Conforme Despacho da DGEG, de 8 de janeiro 2018, e até à publicação da Portaria referida no artigo 40º da Lei nº 15/2015, os profissionais cujas licenças caducaram antes da entrada em vigor da referida Lei, ou seja, antes de 18 de Março 2015, e sobre essa caducidade não tenha sido ultrapassado o limite de 5 anos, podem solicitar à DGEG o regresso à profissão, após frequência com aproveitamento deste curso de atualização. Ou seja, poderão ainda ser renovadas as Licenças caducadas após 18 de Março 2010.
Área de formação
Eletricidade e Energia
Local onde a ação decorre

V. N. Gaia

Rua do Mirante, 258

4415 Grijó

Duração
50 Horas
Data início da ação
18-09-2019
Data de término da ação
04-11-2019
Horário
De 2ª a 6ª feira das 18:30 às 22:30, excecionalmente aos sábados das 9h às 18h
Observações
15% de desconto para técnicos que necessitem revalidar duas ou mais Licenças em simultâneo.
15% de desconto em duas ou mais inscrições.
15% de desconto em inscrições feitas dentro do período de validade da licença.
Não acumuláveis

Mantêm -se, até ao termo do respectivo período de validade, as licenças concedidas pela DGEG ou pelas entidades formadoras por esta reconhecidos, aos técnicos de gás, aos instaladores de redes de gás, aos mecânicos de aparelhos de gás e aos soldadores, ao abrigo do anexo I do DL 263/89,
de 17 Agosto, alterado pelo DL 232/90, de 16 Julho, devendo, até ao termo desse prazo, para a continuação do exercício das respectivas actividades, frequentar uma acção de formação de actualização de conhecimentos.
Preço
350,00 €